No dia 01/11/2024, a FADEB/MS participou da 2ª edição do evento Expo Educa Empreende, realizado pela Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), ofertando o workshop “Uso da IA no planejamento de aulas”. Esta ação visou promover reflexões sobre o impacto da inteligência artificial, em especial a generativa, na educação e propor soluções criativas para otimizar o planejamento educacional e propostas didáticas, baseadas no uso ético e criativo dessas tecnologias digitais.
O workshop compôs a programação do referido evento, em que ocorreu a culminância dos itinerários técnicos em três dias de imersão dos conhecimentos construídos ao longo do ano letivo, sendo eles: serviço jurídico, administração e ciência de dados. Com diversas atividades, tais como palestras, oficinas e minicursos, o CEJAR vem desenvolvendo propostas inovadoras, “abrindo as portas da escola” para toda a comunidade. O evento teve como destaque o protagonismo juvenil que, além de realizar a cobertura midiática, participou ativamente da organização de todas as atividades.
Planejado e ministrado pelos professores Fernando Abrão Sato (Coordenador de projetos/ FADEB-MS) e Matheus Roque (Gerente de parcerias institucionais/ FADEB-MS), o workshop inseriu a IA no contexto da educação midiática e de concepções pedagógicas que visam desenvolver a tecnologia digital em conjunto com a formação ética do educando: “A inteligência artificial já faz parte do cotidiano dos jovens, portanto é papel da escola ensinar os estudantes a realizar o uso crítico não só das IAs, como de todas as tecnologias digitais e midiáticas”, disse o ministrante Fernando no encontro.
As diretoras Cristiane Niz Barcelos e Maria Inês Mendes de Moura destacaram: “Não adianta fugir dessa realidade, por isso a educação precisa integrar a inteligência artificial em seu currículo e nas práticas de sala de aula”. Já a Professora Cecília Motta, diretora-presidente da FADEB/MS, reforçou que é papel da Fundação apoiar e fomentar práticas formativas que contribuirão para a formação integral dos jovens.
O workshop realizado pela FADEB/MS na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR) representa um passo significativo na integração da inteligência artificial no ambiente educacional. A ênfase na formação ética dos estudantes, conforme ressaltado pelos palestrantes e diretores presentes, reforça a necessidade de uma abordagem crítica em relação às tecnologias digitais. A integração da IA no currículo escolar não é apenas uma resposta às demandas contemporâneas, mas também uma oportunidade de formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de navegar em um mundo digital de forma responsável e ética. O compromisso da FADEB/MS em fomentar práticas formativas que valorizem essa integração é um passo importante rumo a uma educação mais inclusiva e inovadora.
Texto: Fernando Abrão Sato