No dia 6 de novembro, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) deu início ao projeto “Matemática ProFuturo” em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA/USP), UNDIME/MS e Instituto Crescer. O projeto teve seu início por meio de um evento de pactuação simultâneo em dois municípios participantes do projeto: Nova Andradina e Ponta Porã.
O evento reuniu representantes de todas as instituições envolvidas, bem como membros das secretarias municipais de educação e diretores escolares das duas cidades. A Secretária Municipal de Educação de Nova Andradina, Giuliana Masculi, marcou presença no evento realizado na cidade, enquanto em Ponta Porã, a Secretária Adjunta Municipal de Educação Prof.ª Eliana Aparecida Araújo Fernandes representou o município.
O “Matemática ProFuturo” tem como objetivo principal a promoção da formação continuada para a melhoria da proficiência matemática dos estudantes, aliada ao desenvolvimento de competências digitais tanto dos educadores quanto dos estudantes. O projeto está programado para iniciar suas atividades em 2023, com eventos de pactuação e aulas inaugurais. A continuidade está prevista para o ano seguinte, em 2024, com ciclos de formações que visam impactar positivamente a educação matemática.
Ponta Porã contará com a participação de 15 escolas, envolvendo mais de 1200 estudantes, enquanto Nova Andradina terá 10 escolas participantes. Além desses dois municípios, a Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas também se junta à iniciativa, programando seu evento de pactuação para o dia 24 de novembro.
O Matemática ProFuturo surge como uma oportunidade inovadora para fortalecer o ensino da matemática e impulsionar o desenvolvimento educacional nos municípios participantes.
Autor: Matheus Maia Roque
Imagens: Arquivos FADEB