No dia 10/06/2024 (quarta-feira), estudantes, professores e diretores das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS participaram da gravação de depoimentos sobre experiências de êxito na execução de projetos científicos, produção de feiras científicas internas e participação em congressos acadêmicos, na TV Educativa de Mato Grosso do Sul – TVE, acompanhados pelos representantes da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul – FADEB/MS, Prof.ª Hera Luana Luiz (Gerente de Pesquisa, Inovação e Tecnologia) e Prof. Fernando Abrão Sato (Coordenador de Projetos).
Essa ação faz parte da primeira etapa do projeto MENP – Mentoria na Elaboração de Projetos Científicos e Captação de Recursos, que é a oferta de curso on-line para professores da rede pública da educação básica de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fomentar as práticas do fazer científico nas escolas públicas, fornecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos, para que as escolas produzam suas próprias feiras científicas internas, participem de eventos externos e, principalmente, docentes e estudantes produzam projetos de alto impacto.
Na gravação, os estudantes João Pedro Loubet, Beatriz Guimarães e Fernanda Fabres, acompanhados pelo professor Rafael Mascarenhas Matos, relataram como a E.E. Prof. Henrique Ciryllo Correa organiza anualmente o evento Meeting Científico – feira interna organizada pela escola durante anos. Nesta feira, os educandos – sob orientação dos docentes – propõem, executam e apresentam projetos em diferentes áreas do conhecimento. Segundo o organizador Rafael, os estudantes possuem autonomia na escolha do objeto de estudo e área de interesse, para garantir a motivação e interesse durante o processo, e são assistidos por professores que possuem formação e competência para realizar o trabalho de orientação.
Em seguida, a professora doutora Joice Ferreira de Queiróz expôs as práticas de êxito no projeto “Mulheres na ciência: a produção de biodiesel”, desenvolvido na E.E. Prof.ª Clarinda Mendes de Aquino, um dos vencedores da última edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso Do Sul – FETEC, em 2023. A orientadora ressaltou a importância da formação do grupo de pesquisa e dos estudos semanais realizados na unidade escolar, além das práticas laboratoriais que as estudantes vivenciaram durante a execução desse projeto, enquanto bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da FUNDECT – PICTEC.
Já o diretor da E.E. Amélio de Carvalho Baís, Prof. Paulo Antônio Castaldelli, comentou sobre a trajetória dentro do cenário científico dentro da qual a unidade escolar está inserida. Segundo o gestor, desde 2015, a instituição vem alcançando grandes frutos em participação de feiras nacionais e internacionais, como a 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE na USP e a Mostra Internacional de Ciências e Tecnologias – MOSTRATEC, sendo vários projetos premiados nesses grandes eventos.
Por fim, convém ressaltar que tais contribuições audiovisuais fazem parte das gravações em andamento para compor as videoaulas do MENP, composto por videoaulas planejadas e executadas por renomados professores e pesquisadores do cenário científico estadual e nacional. Dentre eles, a Prof.ª Me. Daniele Boinn Borges – finalista e vencedora de diversas edições de feiras científicas e, atualmente, professora da Secretaria de Estado De Educação de Alagoas (SEDUC/AL) – já concluiu sua gravação para compor o módulo sobre Natureza da Ciência. Ao longo deste mês, renomados professores continuarão as gravações com proposta enriquecedora para que os cursistas consigam desenvolver projetos de pesquisa e fomentar a participação de estudantes em feiras internas e externas científicas – propósito maior do MENP.
Imagens: Arquivos FADEB/MS