A 2ª etapa do Ciclo de Seminários para coordenadores pedagógicos aconteceu nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, no teatro Dom Bosco, na cidade de Campo Grande, MS. O evento foi composto por apresentações, ministradas por profissionais renomados, com o objetivo principal de aprimorar profissionalmente os docentes que exercem função em coordenação pedagógica das escolas do MS.
Os quatro seminários abordaram temas contemporâneos e primordiais para dotar o coordenador pedagógico de conhecimentos, estratégias e técnicas, a fim de lidar com os problemas cotidianos escolares, tais como: trabalho colaborativo, liderança transformacional, formação continuada docente de alto impacto, análise de dados educacionais, estratégias de aprendizagem e o uso pedagógico das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação).
O evento iniciou com a apresentação da diretora-presidente da FADEB/MS sobre os projetos e as ações promovidas na Fundação. Na ocasião, a Professora Cecília Motta apresentou os resultados da FADEB em 2023, as ações atuais, bem como os planos de atuação para 2025.
Primeiramente, no seminário “Formação continuada de professores e o papel da Coordenação pedagógica”, o Professor Haroldo Rocha enfatizou o papel do coordenador pedagógico enquanto profissional responsável por garantir o desenvolvimento intelectual não só do corpo docente, mas de todos os membros da equipe escolar.
Em seguida, o Professor Ernesto Martins Faria ministrou o seminário “Indicadores Educacionais, fornecendo técnicas e estratégias de análise de dados institucionais”, como o fluxo de evasão e repetência, e resultados de avaliações internas e externas, sob uma ótica humanizada e qualitativa. O diretor do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) destacou a importância do olhar objetivo sobre tais evidências, mas sem o enfoque reducionista com que comumente são tratados os dados educacionais.
No período vespertino, a Professora Tereza Perez propiciou reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico no desenvolvimento integral dos estudantes. Em seu seminário, Estratégias de desenvolvimento da aprendizagem, a palestrante apresentou uma visão integrada entre a sala de aula, gestão escolar e as políticas educacionais.
O Seminário “As TICs na educação e inovação na formação de professores”, oferecido pelo Professor Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, encerrou a tarde do 2º Ciclo com análises contemporâneas sobre a função das tecnologias no desenvolvimento da sociedade moderna.
O superintendente de Informação e Tecnologia (SED/MS), ponderou que os profissionais da educação não podem ignorar os avanços tecnológicos digitais, haja vista a inserção dos jovens neste universo. Logo, o papel da escola é ensinar o uso ético, pedagógico e formativo de todas as tecnologias para garantir a aprendizagem do estudante e a consolidação de seu projeto de vida. Ao final, apresentou os instrumentos tecnológicos que a REE/MS disponibiliza às escolas – tais como laboratório móvel, kits de robótica, STE – e sua colaboração no aprendizado dos estudantes, em articulação entre coordenador pedagógico, professor coordenador de práticas inovadoras (PCPI) e professor.
Em junho, 10/6, acontecerá o encerramento do evento, com a apresentação dos últimos seminários, mesa-redonda e a presença de importantes líderes educacionais.