O 3º módulo do “1º Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para coordenadores” ocorreu na segunda-feira (10 de junho), no Teatro Dom Bosco. O evento, que abordou temas fundamentais sobre o papel do coordenador nas escolas, contou com a presença de autoridades regionais e nacionais, além de aproximadamente 600 profissionais da educação oriundos de 71 municípios de Mato Grosso do Sul.
Marcando o último dia de ações presenciais do projeto, a cerimônia teve início com a recepção dos cursistas em um “Welcome Coffee” que possibilitou o acolhimento e a troca de experiências entre os participantes. Em seguida, foram convidados ao palco para falas institucionais, a Diretora-Presidente da FADEB/MS, Prof. Cecília Motta, o Secretário de Estado de Educação, Prof. Hélio Daher, e a Professora Carla Ventura, Catedrática da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP de Ribeirão Preto, representando o Prof. Mozart Neves. Tiveram como foco em suas falas, a importância do(a) Coordenador(a) Pedagógico para a qualidade educacional, bem como os desafios a serem enfrentados na construção de diretrizes para a atuação desse profissional.
Na sequência, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Política Institucional e Diretrizes para a Coordenação Pedagógica”. Participaram do debate a Diretora-presidente da FADEB/MS, Professora Cecília Motta, o Escritor e Colunista de Educação do O Globo, Antônio Gois, e a Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (CEE-MS), Celi Correa. A discussão destacou a importante função do coordenador pedagógico, sua atuação no acompanhamento das atividades escolares, a contribuição para a melhoria da administração escolar, a identificação das necessidades dos professores e a busca de soluções que priorizem a qualidade educacional na rotina escolar.
Abordando temas como ciência da computação, inteligência artificial, economia e engenharia, a Diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, finalizou a manhã de atividades, proferindo a palestra de tema “Importância da Matemática no Desenvolvimento das Habilidades do Século XXI”.
Já no período vespertino, Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, discutiu o tema “O Processo de Interação Escola x Comunidade”, enfatizando a importância da educação para a transformação social e o processo democrático, o papel da escola na redução das vulnerabilidades, e a integração da educação com políticas públicas e redes de proteção social.
Por fim, Ana Carolina Zuanazzi, Gerente de Pesquisa do Instituto Ayrton Senna, ministrou a palestra “Desenvolver Competências Socioemocionais, Relações Interpessoais e Liderança”. Na oportunidade, foram abordados seis aspectos fundamentais das competências socioemocionais: desempenho escolar, pertencimento escolar, prevenção à violência e ao bullying, promoção do bem-estar e da saúde mental. Zuanazzi destacou, ainda, as capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.
O “1º Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores” contou ao todo com três encontros presenciais, e, ainda, com a participação de forma não presencial dos cursistas no ambiente virtual de aprendizagem, AVA/FADEB. O projeto encerra-se com a entrega do último relatório executivo que tem data definida para o dia 15 de julho de 2024. Finalizada a entrega do resumo, os cursistas receberão, digitalmente, certificado de participação, com 40h de carga horária, e assinados pelas instituições FADEB/MS e IEA/USP-RP.
Imagens: Arquivos FADEB/MS