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Projeto da FADEB\MS contribui com a recomposição de habilidades matemáticas

  • 08 fev 2024
  • Categorias:Noticias
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A FADEB\MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), em colaboração com a SED (Secretaria de Educação do Estado), lançou com êxito o PRA-Tutoria em 2023. Este inovador projeto-piloto concentra-se na revitalização das habilidades essenciais em matemática, enquanto estimula a prática da tutoria através de uma colaboração estratégica entre a Universidade e as Escolas públicas.

Em todas as suas ações, a Fundação estabelece colaborações por meio de diversas parcerias, envolvendo associados técnicos, apoiadores e executores. Entre os executores desse projeto, destacam-se o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Católica Dom Bosco, a Anhanguera UNIDERP e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. No ano anterior, os parceiros técnicos foram a FUNDECT e a SED, enquanto o apoio crucial veio do CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).

O PRA-tutoria impulsionou a recuperação das competências em matemática para turmas do quinto e nono ano do ensino fundamental, além do terceiro ano do ensino médio. Nessa perspectiva, de acordo com a Diretora-presidente da FADEB\MS, Professora Maria Cecilia Amendola da Motta, o Projeto impulsiona a qualidade e a equidade educacional recompondo as habilidades essenciais de matemática e ainda fomenta os eixos norteadores da FADEB\MS que são: Gestão escolar baseada em evidências, Aprendizagem Significativa e Fomento à inovação, pesquisa e tecnologia.

Outro aspecto importante do programa é a integração dos acadêmicos universitários por meio de bolsas de incentivo, servindo como estímulo para despertar o interesse pela docência, mesmo que de forma indireta. De acordo com o Gerente de Parcerias da FADEB/MS e atual coordenador geral do projeto, Matheus Roque, esta ação impacta a educação do estado em diversas frentes, abrangendo desde a recomposição das aprendizagens em matemática, essencial para o período pós-pandêmico, até a manutenção dos estudantes em seus estudos na graduação, por meio do incentivo financeiro e da vivência em sala de aula. O projeto beneficia tanto o estudante tutor quanto o estudante que recebe a tutoria, proporcionando ganhos para ambas as partes.

Destaca-se, ainda, que o PRA-Tutoria atendeu, no ano de 2023, 18 municípios, 89 escolas estaduais, 244 turmas e mais de 5.700 estudantes. E, de acordo com a Diretora de Planejamento da FADEB\MS, Marina Luz, “o projeto ultrapassou as expectativas, proporcionando um incentivo significativo para superar as dificuldades enfrentadas por vários estudantes nas escolas da rede estadual de ensino”.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS é uma das instituições parceiras do Projeto PRA-Tutoria, tendo contado com a participação ativa de 27 tutores até o encerramento do projeto no ano passado.

A reitora do Instituto Federal, Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano, destaca o entusiasmo dos acadêmicos do IFMS para a próxima edição do Projeto, e que o material fornecido na Plataforma AVA\FADEB, destinado à formação inicial dos tutores, foi altamente elogiado pelos estudantes devido à sua clareza. A reitora ressalta também que a oportunidade de contribuir para a educação básica e vivenciar experiências práticas no campo do ensino é particularmente relevante para os estudantes que estão considerando seguir carreiras na área da educação.

O Projeto terá uma nova edição no ano de 2024 e haverá o aumento no número de bolsas concedidas e consequentemente no número de alunos e salas contempladas.

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