O 1º semestre de 2024 foi marcado por diversas ações e projetos desenvolvidos e apoiados pela FADEB/MS, junto a seus parceiros. Exemplo disso, o projeto Matemática Pro-Futuro é uma grande iniciativa que envolve a colaboração da FADEB/MS, com a Fundação Telefônica Vivo, Fundação “la Caixa”, o Instituto de Estudos Avançados da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP/RP e o Instituto Crescer.
O projeto, entre outros objetivos, visa implementar o ensino e a aprendizagem da matemática apoiados por uma plataforma digital chamada “Pro-Futuro”. A plataforma possui recursos que auxiliam o professor na gestão de sala de aula, personalização do ensino, ludicidade da matemática, resolução de problemas, autonomia do estudante, dentre outras habilidades.
As ações do Pro-Futuro tiveram início em 2023, com a formalização de parcerias com três redes municipais de educação: Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas. Em 2024, iniciaram-se as formações com os docentes regentes das turmas do Ensino Fundamental, anos iniciais, desses municípios, focando na organização da plataforma, assim como no cadastramento dos estudantes e manuseio dos recursos disponibilizados. Neste semestre ainda, os professores que participaram das formações utilizaram a plataforma em suas aulas, integrando matemática e letramento digital.
Nos dias 26 e 27 de junho, a equipe da FADEB/MS acompanhou a formação executada pelo parceiro local, o Instituto Crescer, na Rede Municipal de Educação de Ponta Porã. A formação aconteceu ao longo da semana, abrangendo diversos públicos, desde professores dos anos iniciais até técnicos das Salas Makers do município. Durante os encontros, os participantes tiveram acesso aos recursos do Pro-Futuro e puderam experimentar a ferramenta e suas múltiplas possibilidades de uso.
As formações continuarão no 2º semestre deste ano, com acompanhamento híbrido dos profissionais e dos estudantes que utilizarão a plataforma. Enquanto isso, a FADEB/MS segue empenhada em transformar a educação de Mato Grosso do Sul, apoiando ações que visam à educação de qualidade e equitativa para todas as pessoas.
Imagens: Arquivos FADEB/MS
Texto: Comunicação FADEB/MS