No dia 1º de novembro, os coordenadores da FADEB/MS realizaram uma série de visitas às escolas participantes do Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio (PIDEM) para apresentar os resultados iniciais do projeto e discutir pontos de atenção e perspectivas de continuidade para 2025.
O PIDEM é uma iniciativa da FADEB/MS em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), através da Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana (CRE1). Em 2024, três escolas estaduais foram contempladas por essa ação: a EE Cel. José Alves Ribeiro e a EE Profª. Dóris Mendes Trindade, em Aquidauana, e a EE Romalino Alves de Albres, em Anastácio.
Nesta edição piloto, o projeto focou na recomposição das aprendizagens em Matemática e Língua Portuguesa por meio de duas frentes:
- Mentoria: Professores mentores das escolas orientam estudantes do Ensino Médio, chamados de Docentes Juniores, para que conheçam o papel docente, desde o planejamento até a execução de aulas utilizando metodologias ativas. Nesta frente, também são discutidas questões sobre o ingresso em cursos de licenciatura nas universidades.
- Tutoria: Os Docentes Juniores assumem um papel protagonista ao aplicar os aprendizados da mentoria para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental, principalmente dos anos finais, em atividades, projetos e estudos. A tutoria ocorre no contraturno e proporciona aos Docentes Juniores uma vivência prática do cotidiano docente.
Durante a visita, estudantes e professores compartilharam suas experiências e impressões sobre a profissão docente antes e após o envolvimento no projeto. A equipe da FADEB/MS também visitou a Coordenadoria Regional de Educação parceira para atualizar sobre o andamento das ações, apresentar os investimentos financeiros realizados, como o pagamento de bolsas, e compartilhar os primeiros resultados.
Segundo o Coordenador do Projeto PIDEM e Gerente de Parcerias Institucionais da FADEB/MS, Prof. Matheus Roque, “o projeto é um grande sonho idealizado em 2023, e as três escolas participantes deste projeto piloto foram fundamentais para tornar esse sonho realidade em 2024!”.
Para mais informações sobre o projeto PIDEM e o processo de seleção para 2025, acompanhe a página do projeto no site da FADEB/MS ou entre em contato com a Fundação. Juntos, faremos da educação sul-mato-grossense um espaço equitativo!
Texto: Matheus Roque