Nesta terça-feira (12), o Bioparque Pantanal foi palco de um evento que celebrou os resultados do projeto Mentalidades Matemáticas, voltado para o ensino da matemática na Educação Infantil. A iniciativa, implementada pela primeira vez no Brasil, envolveu aproximadamente 1.900 crianças e cerca de 200 professores do estado de Mato Grosso do Sul ao longo de 2024.
O projeto, uma ação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (FADEB/MS), foi desenvolvido em parceria com a Fundação Itaú para Educação e Cultura, o Instituto Sidarta, a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS) e a União Nacional de Dirigentes Municipais (UNDIME/MS). A implementação ocorreu nos municípios de Aral Moreira, Caarapó, Tacuru, Antônio João, Naviraí, e no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI-ZEDU), em Campo Grande.
A programação do evento incluiu uma apresentação cultural dos alunos do pré-02 do CEI-ZEDU, que prestaram uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Além disso, mesas-redondas foram realizadas, proporcionando uma oportunidade para os municípios parceiros apresentarem os impactos positivos do projeto e as ações implementadas em 2024.
Com o intuito de ampliar o impacto da iniciativa, o evento também teve como objetivo inspirar novos municípios a conhecerem o projeto e convidá-los a participarem do processo de seleção para a edição de 2025. A Diretora-Presidente da FADEB/MS, Professora Maria Cecília Amendola da Motta, ressaltou a importância da expansão do projeto. “Acreditamos que ampliar o projeto contribuirá para fortalecer as práticas educacionais, fortalecendo o regime de colaboração entre estado e municípios, tornando o ensino mais inclusivo e atrativo”, afirmou.
O evento contou com a presença de representantes de 45 municípios de Mato Grosso do Sul. Caso o seu município não tenha conseguido participar do evento de forma presencial, a gravação da transmissão ao vivo do evento está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=xnyOHUV7fLc
Além disso, para que o seu município possa participar do processo de seleção para o ano de 2025, basta preencher o formulário de inscrição: https://forms.gle/ERcp2CBJmjs7XPkd6 e aguardar as próximas orientações.
Texto: Comunicação FADEB/MS