Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, realizará a palestra de encerramento do ciclo de seminários em parceria entre a FADEB e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira
Educadores de escolas públicas do Mato Grosso do Sul e das secretarias de Educação dos 79 municípios do Estado participarão, nesta quinta-feira (10), do seminário de encerramento do Ciclo “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”. A iniciativa é parte da parceria entre a FADEB/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), a Secretaria de Estado de Educação do MS e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados polo Ribeirão Preto da USP.
O objetivo do ciclo de seminários é propiciar a disseminação de conhecimentos e reflexões e estimular o debate sobre a importância do papel do diretor escolar. Apesar de inúmeras pesquisas indicarem a extrema relevância desse profissional – uma escola com um diretor que demonstra as competências da liderança escolar pode ter um forte impacto no desempenho dos estudantes e no clima escolar – ainda existem desafios para compreender essas competências e as formas de promover o fortalecimento delas na atuação dos diretores.
Por isso, esse foi um dos temas trabalhados por meio da parceria entre a Cátedra e a FADEB/MS. “Quando a diretora-presidente da FADEB professora Cecília Motta nos propôs oferecer o curso para todos os diretores escolares da rede pública de Mato Grosso do Sul, ficamos assustados e desafiados. Mas graças ao trabalho em colaboração conseguimos cumprir a missão com grande êxito”, declarou o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos.
“Atenta a todas essas reflexões, a FADEB-MS contribui para a formação desses gestores escolares de modo a apoiar o desenvolvimento da educação básica de Mato Grosso do Sul, e fortalecer o Regime de Colaboração entre Estado e municípios”, afirmou Cecília Motta. Ao longo de todo o primeiro semestre de 2023, o Ciclo de Seminários envolveu um conjunto de práticas diferenciadas, com palestras e atividades realizadas ora no modelo presencial, ora remoto, e também com produção de materiais que puderam ser acessados e utilizados pelos participantes de forma assíncrona.
Todas as discussões foram pautadas na visão de Competências Gerais do Diretor Escolar, conforme o parecer do Conselho Nacional de Educação encaminhado ao Ministério da Educação em 2021, atualizando a perspectiva sobre o que se espera de um gestor escolar no contexto atual: mais do que um administrador, o diretor é uma liderança que constrói, de forma democrática, uma visão para uma organização, implementando uma cultura local em cada escola. Por meio de suas competências, esse educador faz a gestão de equipe, gestão pedagógica, o relacionamento com a comunidade em torno da escola, entre outras atribuições.
Neste seminário de encerramento, o palestrante Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, vai apresentar pesquisas recentes e reflexões sobre o papel das lideranças escolares para a equidade e justiça social, a importância de desenvolver gestores atentos aos desafios e possibilidades de promoção do direito à educação para todos e todas, além de recomendações para políticas educacionais para formar e valorizar os gestores escolares.
A expectativa é que mais de mil participantes acompanhem o evento presencialmente, entre Secretários Municipais de Educação, diretores, diretores adjuntos, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos de educação da Secretaria Estadual do MS.
SERVIÇO:Data: 10/08/2023
Horário: início às 13h – término às 17h
Local: Auditório Manoel de Barros, Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande-MS
Autor(a): Marília Pinto de Moura da Rocha
Imagens: Arquivos FADEB-MS