A Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) realizou, no dia 13 de novembro de 2025, no auditório da ASSOMASUL, o Seminário de Socialização de Práticas do Projeto Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil.
O encontro marcou o encerramento do ciclo formativo de 2025, apresentando os avanços alcançados ao longo do ano e fortalecendo a articulação entre as equipes dos municípios que aderiram ao projeto, que têm construído, junto com a FADEB/MS, o Itaú Social e o Instituto Sidarta, um percurso consistente de inovação no ensino da matemática na Educação Infantil.
Os municípios se destacaram com a exposição de banners que apresentaram relatos de experiência sobre o desenvolvimento do projeto ao longo do ano. Além disso, foi produzido um vídeo com depoimentos de secretários(as)/gerentes educacionais, formadores(as) locais, professores(as) e família, que relataram a experiência de mudança de mentalidade proporcionada pelo projeto. Para assistir aos vídeos do seminário e conhecer os relatos dos municípios participantes sobre a experiência com o projeto Mentalidades Matemáticas, acesse: https://bit.ly/memoriasMM



Na ocasião, foi anunciada oficialmente a abertura das inscrições para novos municípios interessados em integrar o projeto em 2026. O período de inscrição será de 13 de novembro a 20 de dezembro de 2025, e as redes municipais que desejarem levar o projeto para a Educação Infantil do seu município poderão realizar a inscrição clicando neste link.: https://bit.ly/InscriçõesMM2026
O Projeto Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil é uma iniciativa da FADEB/MS em parceria com o Instituto Sidarta e a Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social), fortalecendo ações colaborativas em prol da educação pública e da formação continuada de qualidade.
Nos últimos dois anos, o projeto apresentou resultados expressivos. Em 2024, 37 profissionais concluíram a semana imersiva em Mentalidades Matemáticas para atuarem como responsáveis pelas formações locais nos cinco municípios participantes, envolvendo 16 escolas e contribuindo para a formação de 134 professoras(es) na abordagem. Como resultado, aproximadamente 2.000 crianças foram impactadas.
Em 2025, o avanço foi ainda mais significativo: 40 educadoras(es) finalizaram a semana imersiva em Mentalidades Matemáticas, para conduzirem os processos formativos locais em 13 municípios, enquanto 364 professoras(es) participaram das formações, abrangendo 55 escolas de educação infantil e transformando a aprendizagem matemática de 5.538 crianças. Esse conjunto de ações consolidou uma ampliação robusta do alcance do projeto no período.




A abordagem Mentalidades Matemáticas se baseia em pesquisas da neurociência e da educação matemática que evidenciam a importância de transformar a relação das crianças com a matemática desde os primeiros anos. Acreditamos que investir em uma matemática criativa, investigativa e inclusiva, capaz de estimular o engajamento das crianças e fortalecer uma cultura de crescimento e aprendizagem contínua, é decisivo para promover uma mudança real no modo como a matemática é ensinada e vivenciada em Mato Grosso do Sul.
A FADEB/MS reafirma, seu compromisso em promover práticas pedagógicas que valorizem uma matemática viva, significativa e acessível para todas as crianças. Ao investir de forma contínua na formação de educadoras(es), no acompanhamento pedagógico qualificado e na construção de ambientes de aprendizagem que estimulam a curiosidade e o pensamento criativo.
Esse movimento, sustentado por parcerias sólidas e pela escuta ativa das redes municipais por meio do regime de colaboração, evidencia o compromisso da FADEB/MS com uma educação pública inovadora e transformadora.
Texto: Equipe MM FADEB/MS.

