O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da FADEB/MS, realizará o evento “PRA-Tutoria e PIDEM: Incentivo à docência”, reunindo autoridades, diretores e docentes das escolas públicas do estado, além de reitores e professores de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.
O evento acontecerá no dia 23 de abril, no Auditório Central da Unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e tem como objetivo renovar as parcerias dos projetos Plano de Recomposição das Aprendizagens por Tutoria (Pra-Tutoria) e Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio (PIDEM), além de apresentar seus resultados anteriores e as perspectivas para este ano. A programação inclui:
- 08:00 – 08:30 | Recepção com Coffee Break
- 08:30 – 09:30 | Abertura Oficial
- 09:30 – 10:15 | Roda de Conversa com Gestores, Professores e Tutores participantes dos Projetos em 2024
- 10:15 – 10:30 | Apresentação dos resultados dos projetos
- 10:30 – 11:30 | Palestra ministrada por Haroldo Côrrea Rocha, sobre Formação Docente
- 11:30 – 12:00 | Encerramento
Os projetos são iniciativas da FADEB/MS, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), com a mediação da Coordenadoria Regional de Educação da Região de Aquidauana (CRE01), e as Instituições de Ensino Superior que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS).
O PRA-Tutoria leva estudantes de graduação das universidades parceiras até as escolas estaduais para atuarem como tutores de matemática. Esses tutores são selecionados e acompanhados por suas respectivas instituições de ensino superior, garantindo um suporte qualificado. Participam dessa iniciativa a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O PIDEM, por sua vez, envolve estudantes do Ensino Médio no papel de Docentes Juniores para auxiliar outros alunos com dificuldades em Matemática e Língua Portuguesa. Além disso, conta com ações de mentoria conduzidas por professores das disciplinas-alvo, proporcionando um acompanhamento mais próximo e o desenvolvimento de estratégias eficientes para potencializar a aprendizagem dos estudantes tutorados.
Para garantir a participação dos diretores das escolas estaduais no evento, será oferecida uma bolsa-auxílio destinada ao custeio da locomoção, permitindo que mais gestores conheçam as ações dos projetos PRA-Tutoria e PIDEM, com o intuito de incentivar a implementação e expansão das iniciativas dos projetos em suas escolas. No entanto, será necessária a realização de uma inscrição, cujo link estará disponível abaixo.
Conheça mais sobre os parceiros deste projeto:
Texto: Débora Martinez