Nos dias 26 e 27 de junho, o projeto “Mentalidades Matemáticas” alcançou um importante marco ao acompanhar a formação de docentes nos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Tacuru, Naviraí, Caarapó e no CEI Zedu de Campo Grande, parceiros desta iniciativa. Durante essas visitas, representantes da FADEB/MS e do Instituto Sidarta, apoiados pelo Itaú Social, observaram de perto o desenvolvimento de uma abordagem matemática aberta, criativa e inovadora entre os professores.
O principal objetivo do “Mentalidades Matemáticas” é capacitar professores da Educação Infantil a implementar estratégias inovadoras no ensino da matemática, tornando-a mais acessível e interessante para as crianças. A formação dos docentes é um dos pilares dessa iniciativa, que visa criar uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e lógico dos alunos desde as primeiras etapas da educação.
A colaboração entre FADEB/MS, Itaú Social e Instituto Sidarta tem sido essencial para o sucesso do projeto, unindo expertise e recursos para promover uma educação de qualidade. No dia 26, a FADEB/MS esteve em Naviraí, junto à Gerência de Educação e Cultura, para colaborar no processo de formação. No dia 27, a equipe foi recebida em Caarapó pela Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a Sra. Ieda Marran, e pelo grupo pedagógico, que realizou formações com duas turmas de docentes do município, focando no planejamento pedagógico e nas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.
O Coordenador do projeto, Gabriel Felipe da FADEB/MS, destacou a importância desta ação: “Os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Tacuru, Naviraí e Caarapó, além da escola estadual CEI Zedu de Campo Grande, agora têm a oportunidade de serem apoiados no setor educacional com este projeto que pretende impactar positivamente o futuro dos estudantes. Com o ‘Mentalidades Matemáticas’, a matemática deixa de ser um desafio e se torna uma ferramenta divertida e envolvente, despertando o interesse e a curiosidade dos nossos pequenos estudantes.”
Além das visitas e acompanhamentos, o projeto também inclui oficinas e workshops para os professores, proporcionando um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo. Os educadores estão desenvolvendo as habilidades necessárias para levar essas vivências às salas de aula com as crianças. As próximas etapas do projeto incluem a expansão para outros municípios e a avaliação contínua dos resultados para garantir a eficácia e sustentabilidade das práticas implementadas.
Imagens: Arquivos FADEB/MS