O PIDEM, desenvolvido por meio da parceria entre FADEB/MS e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), iniciou suas ações em 2024 como uma proposta piloto, sendo implementado em três escolas da rede estadual de educação nos municípios de Aquidauana e Anastácio.
O projeto busca despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela carreira docente por meio de ações de mentoria, além da experiência prática proporcionada pelo exercício da tutoria. Dessa forma, visa contribuir para a formação de futuros professores qualificados no estado de Mato Grosso do Sul.
Para isso, os estudantes do Ensino Médio são convidados a atuar como “Docentes Juniores”, participando semanalmente de atividades de mentoria e tutoria (8h semanais). A mentoria é conduzida por “Professores Mentores” – docentes efetivos ou contratados que atuem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Paralelamente, durante as ações de tutoria, os Professores Mentores e Docentes Juniores têm a missão de auxiliar os estudantes de sua escola que apresentarem baixo rendimento nas disciplinas-alvo, contribuindo para a recuperação e recomposição das aprendizagens.
Para 2025, serão disponibilizadas seis vagas para novas escolas, cada uma podendo inscrever até duas propostas de Grupo PIDEM (uma para Matemática e outra para Língua Portuguesa). Cada grupo deve ser formado por um professor da área correspondente e quatro estudantes do Ensino Médio.
Quem pode participar do projeto?
Poderão inscrever-se as escolas estaduais que atendem tanto a etapa do Ensino Médio quanto a etapa do Ensino Fundamental, e que estejam localizadas nos municípios jurisdicionados pela Coordenadoria Regional de Educação Região 01 – CRE 01, quais sejam: Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.
Ainda neste ano, a partir da parceria estabelecida entre a FADEB/MS e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), será destinada uma das vagas do projeto para a criação de grupos PIDEM no campus de Aquidauana. Para mais informações sobre como ser uma escola parceira e o processo de inscrição, clique no botão abaixo:
Conheça mais sobre os parceiros deste projeto: