Mentalidades Matemáticas

O projeto “Mentalidades Matemáticas” surge para reconhecer a importância de uma formação sólida desde os primeiros anos da Educação Básica, compreendendo que a maneira como uma disciplina é abordada pode fazer toda a diferença no processo de aprendizagem. É uma iniciativa inovadora com a finalidade de revolucionar o ensino da matemática na Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, efetivada pela colaboração entre a FADEB/MS, o Instituto Sidarta, o Itaú Social, a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MS).

No primeiro momento, o foco das ações destina-se às Secretarias Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de sensibilizar gestores públicos sobre a importância da proposta. Em seguida, educadores e técnicos envolvidos na Educação Infantil nos municípios serão apresentados a uma metodologia inovadora no ensino da matemática. A intenção é que essa área do conhecimento se torne mais acessível, intuitiva e, principalmente, relevante para os estudantes.

Galeria da Equipe FADEB

A fundamentação do projeto reside em descobertas neurocientíficas que evidenciam o impacto positivo do ensino visual. Cocriada pela Universidade de Stanford e o Instituto Sidarta, essa abordagem mostrou avanços notáveis em matemática, acelerando a aprendizagem especialmente em períodos curtos. O projeto emerge, portanto, como uma solução promissora aos obstáculos frequentemente encontrados no ensino desta disciplina. Em território brasileiro, essa perspectiva tem sido impulsionada por uma das suas instituições de origem, o Instituto Sidarta, e pelo Itaú Social, sublinhando o comprometimento dessas instituições com a excelência e evolução constante da educação no estado.

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Em 2024, o projeto contemplou cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Naviraí, Antônio João, Tacuru, Aral Moreira e Caarapó. Além disso, o CEI-ZEDU, a única creche estadual de Mato Grosso do Sul, também está participando da iniciativa. Espera-se que a expansão do projeto atinja mais municípios do estado, especialmente aqueles com maiores demandas por inovação pedagógica. O sucesso do projeto não apenas enriquecerá a formação dos profissionais envolvidos, mas também elevará o desempenho dos estudantes nas instituições participantes.

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