No dia 13 de setembro, ocorreu um marco significativo para a educação de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) participou da cerimônia de assinatura conjunta que formalizou uma parceria crucial para o desenvolvimento educacional do estado. O evento contou com a presença da Profª. Maria Cecilia, Diretora-Presidente da FADEB/MS, do Prof. Hélio Daher, Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, do Prof. Edio Antonio Resende de Castro, Secretário Adjunto de Estado de Educação, do Prof. Márcio de Araújo, Diretor-Presidente da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), e da Drª. Celi Corrêa Neres, vice-reitora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Este projeto inovador prevê a oferta de um total de 207 vagas, distribuídas entre os 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, para estudantes de graduação, com bolsas variando de R$ 400,00 a R$ 800,00, priorizando as áreas de pedagogia e licenciatura em matemática, com a possibilidade de extensão para outras licenciaturas, bacharelados e tecnólogos relacionados às ciências exatas.
Para a execução do projeto, a FADEB/MS conta com diversos parceiros, sendo os estudantes, na função de tutor, provenientes das instituições UEMS, IFMS, UCDB e Anhanguera-Uniderp, membros do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), além da realização do pagamento das bolsas por meio da Fundect e do apoio técnico da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul para alocação dos tutores nas escolas da Rede Estadual (REE/MS).
O Plano de Recomposição das Aprendizagens por Tutoria é uma iniciativa que se baseia nas ações da SED/MS e tem como objetivo resgatar o aprendizado em matemática dos estudantes, principalmente daqueles que foram mais afetados pelos efeitos da Pandemia do COVID-19 nos anos letivos de 2020 e 2021.
É de conhecimento geral que a pandemia causada pela COVID-19 acarretou inúmeros problemas para nossa população, sendo a área da educação uma das mais prejudicadas, em parte devido ao isolamento social, que impediu os estudantes de frequentar as escolas presencialmente. A Recomposição das Aprendizagens por Tutoria surge como uma solução para mitigar essa problemática, estabelecendo uma conexão entre os estudantes do ensino superior e aqueles da educação básica, promovendo uma troca mútua de conhecimento e experiências.
Texto: Matheus Maia Roque
Imagens: Arquivos FADEB/MS