No período de 18 a 22 de março deste ano, o Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar foi palco de uma iniciativa transformadora na área educacional. Fruto da parceria entre a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS), a Fundação Itaú para Educação e Cultura, o Instituto Sidarta e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso Sul (UNDIME/MS), a semana faz parte de uma das etapas do projeto intitulado “Mentalidades Matemáticas” – em alusão a metodologia desenvolvida num centro de pesquisas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, pela professora Jo Boaler – e desenrolou-se com uma Formação Imersiva na abordagem mencionada.
O projeto vem sendo delineado desde 2023, e inicia este ano com o primeiro dos três momentos de formação previstos: Formação Imersiva; Formação Local; e Acompanhamentos presenciais. De acordo com a Diretora de Planejamento da FADEB/MS, Prof.ª Marina Luz, o evento contou com a presença de cursistas que representaram as Secretarias Municipais de Educação de Aral Moreira, Caarapó, Naviraí, Tacuru e Antônio João, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e de suas Coordenadorias Regionais.
A Formação foi ministrada pelas professoras Emilia Gil e Hévila Costa Dos Santos Candido, vinculadas ao Instituto Sidarta, e teve como objetivo principal oferecer a oportunidade dos participantes estudarem ferramentas e estratégias voltadas para a aplicação da abordagem Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil. Isto é, habilitar os profissionais da educação dos municípios parceiros para o processo de ensino e aprendizagem de uma matemática livre, criativa e visual.



Segundo a Diretora-Presidente da FADEB/MS, Prof.ª Maria Cecilia Amendola da Motta, com a realização destes cinco dias intensivos de formação em Mentalidades Matemáticas, os participantes levarão os conhecimentos adquiridos para seus respectivos municípios, promovendo formações locais que respectivamente formarão mais profissionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade em todo o Estado.
Em entrevista à assessoria de comunicação da FADEB/MS, o coordenador do projeto, Prof. Gabriel Felipe de Carvalho da Silva, apontou que: “Estima-se que aproximadamente 2.000 alunos da Educação Infantil serão impactados pelo projeto, enquanto cerca de 100 docentes receberão a formação necessária para implementar as práticas e metodologias discutidas durante o evento”.
Esta iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a melhoria contínua da educação em Mato Grosso do Sul, habilitando os profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos e proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Esse projeto marca o início de uma jornada promissora rumo a uma educação matemática mais eficaz e significativa para todos.
