Entre os dias 24 e 28 de março, a FADEB/MS realizou a Formação Imersiva na abordagem Mentalidades Matemáticas, em parceria com o Itaú Social e o Instituto Sidarta. Ao longo desse período, os participantes se aprofundaram nos fundamentos dessa abordagem e vivenciaram práticas que serão posteriormente aplicadas em sala de aula. Os formadores serão responsáveis por preparar o restante do corpo docente dos seus respectivos municípios.
O projeto Mentalidades Matemáticas no Brasil foi cocriado pelo Instituto Sidarta e pelo Centro de Pesquisas Youcubed, da Universidade de Stanford. A iniciativa tem como base os estudos da professora e pesquisadora Jo Boaler, também da Universidade de Stanford, aliados à estratégia do trabalho em grupos colaborativos, desenvolvida pelas pesquisadoras Rachel Lotan e Elizabeth Cohen, da mesma instituição.
Na abordagem das Mentalidades Matemáticas, serão compartilhadas com os professores estratégias para trabalhar a disciplina de forma mais aberta, criativa e visual, priorizando a investigação matemática. O projeto incentiva o desenvolvimento da cultura do “ser matemático”, buscando construir a identidade do professor e do estudante como pensadores matemáticos.



Em Mato Grosso do Sul, o projeto é pioneiro no país ao adotar a abordagem Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil (creche e pré-escola). Em 2024, participaram cinco municípios, que continuam no projeto neste ano: Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Naviraí e Tacuru. Em 2025, a iniciativa foi ampliada, contando com a adesão de oito novos municípios: Caracol, Corumbá, Jardim, Ladário, Nioaque, Sonora, Ponta Porã e Taquarussu.
No ano de 2024, Mato Grosso do Sul formou mais de 130 professores na abordagem, que atenderam aproximadamente 1.900 crianças da Educação Infantil. Para 2025, foram indicadas 55 escolas para o projeto, com uma estimativa de participação de 384 professores. A expectativa é que cerca de 5.538 novos estudantes sejam impactados pela abordagem. Para isso, o projeto contará com cinco ciclos formativos online mensais e acompanhamento presencial ao longo do ano pela equipe de coordenadores da FADEB/MS.



A professora Cecilia Motta, diretora-presidente da FADEB/MS, salienta que a Formação Imersiva em Mentalidades Matemáticas é um momento essencial de troca com os formadores locais e de reflexão sobre como tornar o ensino da matemática mais acessível, prazeroso e significativo desde a infância.
“Sabemos que a relação dos estudantes com a matemática começa a ser construída ainda na Educação Infantil. É nesse momento que despertamos a curiosidade, estimulamos o pensamento lógico e, sobretudo, promovemos o prazer pelo aprendizado dessa disciplina. Quando conseguimos fazer isso desde cedo, garantimos que, ao longo do Ensino Fundamental e Médio, esses estudantes desenvolvam mais confiança, autonomia e uma relação positiva com a matemática. Este ano, estamos especialmente felizes, pois estamos ampliando esse projeto. Esses números refletem o compromisso de todos aqui presentes com a construção de uma educação de qualidade e inovadora”, destaca a diretora-presidente.
A FADEB/MS está totalmente envolvida e à disposição para apoiar essa jornada, acreditando que, com esforço coletivo, é possível transformar a matemática em uma experiência enriquecedora para as crianças. O objetivo é tornar Mato Grosso do Sul uma referência no ensino da matemática na Educação Infantil.
Texto: Joelma Inês
Fotos: Arquivos FADEB/MS