A Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB-MS) promoveu na última quinta-feira, dia 18 de maio de 2023, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o “Seminário de Integração Alfabetiza MS Indígena”. O evento inaugurou um projeto inovador de produção de material didático para alfabetização de estudantes indígenas na língua materna, que está sob coordenação do Prof. Dr. Cristiano Figueiredo Santos (FADEB-MS), e nasceu da parceria entre a FADEB-MS e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS).
A Diretora-presidente da FADEB-MS, Prof.ª Maria Cecília Amendola da Motta, abriu o seminário dando boas-vindas e expondo de maneira sucinta a importância do projeto. Nas palavras da diretora-presidente, “alfabetização na língua materna é um direito fundamental das crianças indígenas e reconhecido internacionalmente. Ao aprender a ler e escrever na língua que lhes é mais familiar, as crianças fortalecem sua autoestima, valorizam sua cultura e preservam a continuidade linguística e cultural de seus povos”.
Imagem: Januário Terena interpretando o Hino de MS
Prefeitos(as), secretários(as) municipais de educação, diretores(as) e docentes das escolas indígenas estiveram presentes no Seminário de Integração. O evento contou ainda com a participação de representantes de diferentes etnias indígenas, dentre eles: o cantor e compositor, Januário Terena, que agraciou o momento com a execução do hino de Mato Grosso do Sul cantado na língua Terena; os grupos de dança Nação Kadiwéu e Ghaletaa, que vieram para evocar a cultura Kadiwéu no palco do auditório; o professor Dr. Joaquim Paulo de Lima da etnia Huni Kuĩ, mostrando dados sobre as línguas indígenas no Brasil e a necessidade de preservá-las; e, na finalização do evento, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, Brô MC’s, com um show inspirador de músicas que tratam de demarcações de terra, preconceito e violência contra indígenas, realizado na Arena da UEMS.
Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, localizada em mais de 29 municípios, que englobam cerca de 46 escolas indígenas com, aproximadamente, 11.860 estudantes atendidos(as) – dados obtidos através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC). Reconhecer e respeitar a cultura, os costumes, a história e os conhecimentos tradicionais desses povos é um passo fundamental para a preservação de suas identidades e para a promoção da diversidade cultural. De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Dr. Cristiano “é muito representativo que o estado de Mato Grosso do Sul, cuja população é formada em grande parte pela comunidade indígena e tem sua história forjada com a participação desses povos, seja pioneiro nesse projeto que reforça a importância da valorização cultural originária”
Destaca-se, ainda, a década internacional das Línguas Indígenas, instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de 2022 – 2032, que surgiu com o objetivo de refletir sobre o desaparecimento de línguas indígenas e, sobretudo, de propor ações, em nível nacional e internacional, para a promoção e o fortalecimento dessas línguas.
É diante desse contexto que a adequação linguística de livros didáticos no Programa Alfabetiza MS Indígena se apresenta como uma oportunidade de contribuição com as ideias de educação pública de qualidade, inclusiva e com atenção especial às particularidades, tanto da etapa de alfabetização quanto da preservação das línguas indígenas, alinhado às necessidades locais e aspirações globais.
Imagens: Arquivo FADEB-MS
Texto: Gabriel Carvalho, Marina Luz e Matheus Roque