FADEB-MS – Fundação de Apoio e Desenvolimento à Eduação Básica
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“A BNC das competências Gerais do Diretor Escolar”

A FADEB-MS, em parceria direta com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira – iniciativa do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), pólo de Ribeirão Preto, oferece o Ciclo de Seminários “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”.

Destinados, principalmente, à diretores, diretores-adjuntos, coordenadores pedagógicos e professores com interesse em gestão escolar, o ciclo é composto por um conjunto de práticas discursivas mediadas por grandes nomes da educação brasileira – como o catedrático prof. Dr. Mozart Neves Ramos. Os seminários,  tratam, de modo geral, das competências do diretor escolar para o exercício de sua função mediante as necessidades da contemporaneaidade.

A iniciativa é inspirada no Parecer do Conselho Nacional de Educação que instituiu a Base Nacional Comum (BNC) das Competências do Diretor Escolar, objetivando a reconfiguração da postura do diretor escolar, com vias ao desenvolvimento de competências de liderança que sejam capazes de endereçar os desafios do novo século. Os gestores educacionais apresentam efeito direto na aprendizagem, e torna-se essencial que, no contexto de uma abordagem transformacional da liderança, o diretor tenha a capacidade de criar trabalho colaborativo e comunidades de aprendizagem dentro de sua escola, mantendo, portando, o foco tanto nas atividades pedagógicas quanto nas administrativas.

Ademais, é sabido que a Meta 19 do Plano Nacional da Educação (PNE), sugere que os sistemas escolares desenvolvam a seleção democrática de diretores, com base no mérito, e, ao mesmo tempo, com foco na formação continuada desses profissionais. No mesmo sentido, a nova legislação do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, texto da Lei n.º 14.113/2020, determina condições pelas quais deve ocorrer recursos de complementação VAAR (Valor aluno/ano resultado), dentre as quais a de que as redes tenham a escolha de diretores por meios de critérios técnicos de mérito e desempenho – imprimindo urgência na seleção de gestores com mais critério.

Nessa perspectiva, estudos mostram que a nomeação de futuros gestores, sem critérios técnicos claros, sem consulta à comunidade escolar e sem formação continuada podem impactar negativamente o clima escolar – e até mesmo para o próprio desempenho dos estudantes. Portanto, fica evidente a importância de trilhar um caminho qualificado da função de gestor escolar, e os seminários se justificam, por contribuir na atualização, dos diretores e diretoras, de temas tão caros à educação.

O gestor que apresenta um estilo de liderança transformacional é capaz de não só construir uma visão para a unidade escolar, apresentando caminhos, reestruturando e realinhando a escola, como também é capaz de desenvolver a equipe e o currículo com grande envolvimento da comunidade externa na cultura escolar.

A FADEB-MS, atenta à todas essas reflexões, contribui para a formação desses gestores escolares de modo a apoiar o desenvolvimento da educação básica de Mato Grosso do sul, e fortalecer o Regime de Colaboração entre estado e municípios.

Fotos: Arquivo FADEB-MS

Autores: Claudomiro Almeida Santos; Gabriel Felipe de Carvalho da Silva; Marina Luz.


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