1º Ciclo de Seminários: Inovação pedagógica para Coordenadores

O curso de formação intitulado “1º Ciclo de Seminários: Inovação pedagógica para Coordenadores” desenvolvido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (IEA-USP), teve como objetivo principal promover a formação continuada de coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipal de Mato Grosso do Sul. O foco foi habilitar esses profissionais para que pudessem atuar com base em evidências e inovação pedagógica, aprimorando suas práticas no ambiente escolar e contribuindo para a melhoria do ensino e da gestão escolar. A formação foi realizada por meio de seminários presenciais que abordaram temas fundamentais para a educação contemporânea, como a integração entre escola e os desafios atuais, liderança transformacional e equidade na educação, além da análise de indicadores educacionais e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Galeria da Equipe FADEB

Essa iniciativa buscou fomentar a participação dos coordenadores pedagógicos no debate sobre o papel crucial que desempenham na promoção de um ambiente de ensino mais inovador e inclusivo, alinhado às exigências contemporâneas. Além disso, foram discutidos aspectos como o fortalecimento da coordenação escolar, a integração de novas tecnologias no processo educacional e a liderança transformacional. A formação também abordou a importância de estabelecer políticas de formação continuada para professores, com base em evidências e teorias educacionais de sucesso, criando um ambiente colaborativo entre docentes e coordenadores.

Ao promover essas ações, o projeto pretendeu criar um ciclo de melhoria contínua nas escolas, oferecendo caminhos práticos e experiências exitosas para fortalecer o ensino-aprendizagem e o clima escolar. A participação ativa dos coordenadores pedagógicos foi essencial para impulsionar a inovação dentro das escolas, sendo eles o elo fundamental entre a equipe pedagógica, os alunos e a direção, garantindo que o planejamento educacional estivesse alinhado às normativas e práticas mais atuais.

Com uma carga horária de 40 horas, a formação foi oferecida em modalidade híbrida (presencial e virtual), incluindo seminários, mesas-redondas e estudos de caso, com especialistas renomados. Ao investir na formação dos coordenadores pedagógicos, o projeto buscou fortalecer a qualidade da educação em Mato Grosso do Sul, preparando esses profissionais para enfrentar os desafios da gestão escolar com uma visão inovadora e fundamentada em dados.

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